Contato:   +55 (11) 94557.1298

foto de cidade com particulado em suspensao

Contaminante 1: Material Particulado

Sabemos que o ar atmosférico é basicamente composto por 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% de outros gases.

Por outro lado, existe também o material particulado que fica em suspensão na atmosfera. Esse material pode aumentar, dependendo de onde este compressor de ar estiver instalado.

Enquanto cerca de 500 mil partículas por metro cúbico estão presentes no ar das grandes cidades, essa concentração pode alcançar 140 milhões por metro cúbico em ambientes industriais. Seu tamanho micro dificulta muito a sua captura pelo elemento filtrante existente na admissão dos compressores de ar.

80% das partículas existentes são menores que 2 micra.

Ferrugem
Ocorre em reservatórios de ar e tubulações de ar comprimido submetidos a longos períodos de utilização sem que o condensado tenha tratamento adequado. Essa contaminação pode causar, por exemplo, bloqueios e paradas nos equipamentos de produção e em processos ou produtos finais.

A partícula que você não vê…

Diâmetro de partículas (em micron)

O olho humano só enxerga partículas maiores que 40 micras

tabela do diametro de contaminantes do ar comprimido

Como eliminar o material particulado?

Para estes casos utilizamos filtros coalescentes PURO com meio filtrante em microfibra de borosilicato.

Estes elementos possuem 96% de poros na casa de 1 até 0,01 mícron. Para se ter uma ideia, o particulado que estes elementos retiram do sistema se assemelha ao tamanho das partículas da fumaça de cigarro


POSTS RELACIONADOS

Etapas da Compressão ao Secador de Ar por Refrigeração

É importante conhecer cada etapa – da Admissão até a Secagem do ar Comprimido – para evitar danos em equipamentos e no produto final.

Porque tem água no meu sistema de ar comprimido?

Quando o compressor admite o ar atmosférico para compressão, ele também está admitindo a umidade presente neste ar, que pode variar de acordo com o clima.

Quais são os contaminantes do Ar Comprimido?

O ar comprimido não tratado pode causar problemas de desempenho e confiabilidade em qualquer sistema. Isso está associado diretamente com a contaminação.

Siga, Curta, Compartilhe!