Contaminante 3: Água (parte 1)
A água no sistema de ar comprimido, tanto na fase líquida como na forma de aerossol, corrói o sistema de armazenamento e distribuição do ar comprimido e, portanto, danificando equipamentos de produção e o produto final.
Além disso, também reduzem a eficiência da produção e aumentam os custos de manutenção.
A água em qualquer estado precisa ser removida para o sistema funcionar de forma perfeita.
Água condensada, aerossóis de água e vapor de água
De onde vem essa água?
A influência do ar atmosférico
Quando o compressor admite o ar atmosférico para compressão, ele também está admitindo a umidade presente neste ar, que pode variar de acordo com o clima. À esta quantidade de água presente no ar, na forma de vapor, se dá o nome de umidade relativa.
Umidade relativa: é a razão entre a fração molar do vapor na mistura e a fração molar de uma mistura saturada a mesma temperatura e a pressão total. Uma vez que o vapor pode ser considerado gás perfeito, a definição se reduz à razão entre a massa de vapor na mistura (mv) e a massa de saturação (ms), isso é,
Por outro lado, a quantidade de vapor de água, na forma de gás, no ar atmosférico também depende da temperatura: quando mais alta, maior sua presença.
Outros fatores para o excesso de água na rede de ar
Além disso, o processo de compressão aumenta tremendamente a temperatura, o que facilita a retenção de vapor.
Em seguida, o ar é resfriado em um pós resfriador integrado ou não ao compressor; nessa fase, parte do vapor se transforma em água condensada (líquida).
Neste ponto, temos em torno de 70% da quantidade de água condensada, que deverá ser eliminada
Drenagem e separação de condensado
Isso deve ser feito através de um bom sistema de separação e drenagem do compressor ou pela instalação de um separador de condensado externo na saída do compressor. A drenagem é muito importante neste momento.
A condensação continua em vários pontos da rede de ar:
- reservatórios
- tubulação
- válvulas e cilindros
- ferramentas e máquinas
A temperatura do ar comprimido nestes pontos vai baixando (resfriando) por existir troca de calor entre ele e o ambiente.
Vamos analisar, passo a passo, como isso ocorre e como o Secador de Ar Comprimido por Refrigeração pode contribuir para eliminar esta água, liquida e na forma de vapor do sistema e dessa maneira, transformar o ar comprimido em ar seco.
Veja também nosso post sobre a Qual é a importância do tratamento do ar comprimido?